Como profissional do mercado de seguros, por várias vezes tive vontade de criar um blog para falar sobre o assunto, dar dicas e compartilhar um pouco sobre o mercado. Mas, com a rotina frenética, essa tarefa foi deixando de ser prioridade e a ideia acabou ficando guardada na gaveta. Mesmo assim, isso vem me incomodando há um tempo e, hoje, me deparei com a necessidade urgente de tirar a ideia do papel.
Mas por que criar um blog para falar de seguros? Por que inserir mais uma atividade em uma agenda que já está cheia, quando qualquer pessoa, com um smartphone e alguns cliques, pode acessar conteúdos sobre seguros em poucos segundos?
Não posso dizer que essas perguntas não contribuíram para prolongar um pouco o início desse projeto, mas a verdade é que me enxergo de forma diferente no meio de toda essa revolução da IA que estamos vivendo. Sinto que tenho a obrigação de falar mais com as pessoas sobre o que faço. Sinto que tenho a obrigação de ajudar mais pessoas a cuidarem de seus patrimônios. Sinto que tenho o dever de difundir um pouco mais o mercado de seguros e de ajudar a tirar esse rótulo de que seguro é um gasto.
No meu ponto de vista, seguro não é gasto. Seguro é planejamento e segurança. É uma ferramenta que protege, que minimiza riscos e que dá estabilidade. E me enxerguei em um momento da minha vida em que preciso compartilhar um pouco mais sobre isso.
O Saber Seguro foi um projeto que criei há muitos anos, antes mesmo de se falar em IA, com o objetivo de desmistificar e facilitar o entendimento do público sobre seguros. A ideia sempre foi ajudar a sociedade a entender um pouco melhor qual é a melhor cobertura para a sua realidade e, principalmente, aproximar o cliente de um entendimento claro, sem o abismo criado pela linguagem “segurês”, que só dificulta a vida com termos técnicos e complexos.
Avançamos alguns anos na linha do tempo e cá estamos, no final de 2025, com o mesmo propósito: traduzir o “segurês” de maneira simples e descomplicada, de forma que o público enxergue o ato de comprar uma apólice de seguro como algo natural — quase como comprar um pãozinho na padaria, em que você escolhe apenas se quer o tradicional francês, o de forma ou qualquer outro que mais se adeque ao seu paladar.
Esse é o primeiro passo de muitos.
E, se você chegou até aqui, espero que este espaço o ajude de alguma forma. A ideia é conversar sobre seguros de maneira leve, direta e acessível, sempre com o objetivo de facilitar sua vida e trazer mais segurança para o seu dia a dia.
Se quiser, deixe sua dúvida ou sugestão de tema. Vai ser um prazer construir esse projeto junto com você.
Junio Ferreira Tosta
Corretor de Seguros – Todos os Ramos
SUSEP nº 201010926